TURISMO
Quebec: Le beau de l’est!
Apesar do conservadorismo, Quebec é uma cidade moderna e conjuga muito bem seu lado histórico com o cosmopolita. Por Fernanda Costta*
Quebec é a cidade mais antiga do Canadá e está localizada na costa leste, a aproximadamente 180 Km de Montreal e 700 km de Toronto. Está às margens do Rio São Lourenço e tem cerca de 500 mil habitantes. A temperatura é bastante variada, chegando a 40° negativos no inverno e 35° positivos no verão. Sua parte histórica é extremamente bem conservada, onde é possível admirar a beleza da arquitetura medieval, nos castelos, catedrais, casas de pedras, burgos ou na tão famosa Citadelle.
Apesar do conservadorismo, Quebec é uma cidade moderna e conjuga muito bem seu lado histórico com o cosmopolita, onde se é possível encontrar shoppings, grandes hotéis, centro financeiro, restaurantes e danceterias animadas. O interessante é que são muito bem divididos: de um lado está o presente e do outro, o passado… Assim, ao cruzar uma simples avenida, se tem a sensação de viajar no tempo.
Na paisagem destaca-se principalmente o belíssimo castelo Chatêau Frontenac, onde hoje funciona um hotel 5 estrelas e a Le Citadelle, o antigo forte que salvou os canadenses das invasões inglesas. Toda a parte velha é cercada por uma muralha intacta e dentro dela é possível observar os mais curiosos monumentos, todos recheados de muita história. Há ainda o Funiculaire, espécie de deck que oferece linda vista panorâmica da cidade e do rio São Lourenço e onde também se encontram diversos músicos clássicos à tocarem harpas, violinos, saxofones e violoncelo, entoando o fundo musical do lugar. Uma sensação única!
Por mais estranho que possa parecer, em Quebec só se fala o francês, língua oficial da província de mesmo nome, que manteve seus costumes franceses ao longo dos séculos. A cultura francesa também está em todo lugar, como na gastronomia, nos hábitos e na falta de paciência com os turistas. Infelizmente, nem tudo é perfeito!
* Fernanda Costta é graduada em Turismo e já visitou mais de 40 países. Há três anos escreve suas aventuras no blog.
Artigo publicado originalmente no blog Viaggio Mondo, parceiro do Opinião e Notícia.
0 comentários:
Postar um comentário