Homenageando os 400 anos de fundação da cidade de
São Luís, a Beija-Flor tentará manter o título de campeã
do Carnaval do Rio, conquistado em 2011.
A Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, está preparando uma grande homenagem para a cidade de São Luís, capital do Maranhão, no Carnaval 2012. A escola, que vai desfilar no dia 19 de fevereiro, com previsão de entrar na Sapucaí por volta das 02h30, escolheu o enredo “São Luís: O Poema Encantado do Maranhão”.
A homenagem para esta importante cidade do litoral nordestino vem em boa hora, já que no dia 8 de setembro de 2012 ela estará comemorando 400 anos de fundação. E para contar um pouco desta história, a agremiação quer levar para a Sapucaí as lendas, os poetas e grandes escritores, o bumba-meu-boi, o carnaval de rua e as músicas de São Luís.
A azul e branca de Nilópolis, na Baixada Fluminense, deve apresentar em seu desfile referências a grandes personalidades da capital maranhaense, como as cantoras Alcione e Rita Ribeiro, o músico Zeca Baleiro, o poeta Gonçalves Dias e os escritores Josué Montello e Ferreira Gullar, além de uma homenagem ao carnavalesco Joãosinho Trinta, que faleceu em dezembro de 2011.
Contando a história
Para tentar mostrar um pouco da história e de como surgiu a cidade de São Luís, a Beija-Flor está preparando uma réplica da antiga São Luís, que deve chamar bastante a atenção do público, de acordo com Fran Sérgio, carnavalesco da agremiação carioca, que mantém em segredo os detalhes do desfile.
Ele confirma apenas que a Beija-Flor vai levar para a Sapucaí uma série de elementos que remetem a toda a história de São Luís, mostrando desde a chegada de portugueses, franceses e holandesas, ainda no período colonial até o período mais atual, passando pelos escravos e pela intensa miscigenação, bastante característica daquela região do Brasil.
O enredo
O samba-enredo da Beija-Flor para o Carnaval 2012 é de autoria de J. Veloso, Adilson China, Carlinhos do Detran, Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija-Flor, Sílvio Romai, Hugo Leal, Gilberto Oliveira, Ricardo Lucena, Thiago Alves e Romulo Presidente. O intérprete oficial é o famoso Neguinho da Beija-Flor.
“São Luís: O Poema Encantado do Maranhão”
Tem magia em cada palmeira que brota do chão
O homem nativo da terra
Resiste em bravura
A dor da invasão
Do mar vêm três coroas
Irmão seu olhar mareja
No balanço da maré
A maldade não tem fé sangrando os mares
Mensageiro da dor
Liberdade roubou dos meus lugares
Rompendo grilhões, em busca da paz
A força dos meus ancestrais
Na casa nagô a luz de Xangô, axé
Mina Jêje em ritual de fé
Chegou de Daomé, chegou de Abeokutá
Toda magia do Vodun e do Orixá
Ê rainha o bumbá meu boi vem de lá
Eu quero ver o cazumbá
Sem a serpente acordar
Hoje a minha lágrima transborda todo mar
Fonte que a saudade não secou
Ó Ana assombração na carruagem
Os casarões são a imagem
Da história que o tempo guardou
No rádio o reggae do bom
Marrom é o tom da canção
Na Terra da Encantaria a arte do João
Meu São Luís do Maranhão
Poema encantado de amor
Onde canta o sabiá
Hoje canta a Beija-Flor!
0 comentários:
Postar um comentário