Joaquim Nery elenca as vantagens de curtir o único feriado prolongado do ano no Sauípe Fest 2011
por Fernanda Figueiredo
A coluna Holofote conversou com Joaquim Nery, um dos idealizadores do Sauípe Fest, evento que abre o verão de Salvador, para saber tudo dos preparativos e da expectativa para a festa, que “vai acontecer, com chuva ou sem chuva”. A garantia é de um dos sócios da Central do Carnaval, que também afirmou que a produção do evento está acompanhando a previsão do tempo e traz boas notícias: sábado (12), o sol volta a sorrir. Além disso, Nery também comentou o episódio da meningite no complexo hoteleiro, que aconteceu durante o Sauípe Folia e, mais uma vez, tranquilizou os foliões, que vão poder curtir a festa e beijar muito sem preocupação. Segundo ele, todas as precauções já foram tomadas e a garantia não vem da produção do evento, mas da Vigilância Sanitária. E quem não encontrar mais hospedagem na Costa do Sauípe e arredores, o Sauípe Fest traz uma novidade este ano: um bate-volta oficial. Mas a caixinha de surpresas não para por aí. Que tal conferir esta entrevista e ficar ainda mais instigado a curtir o feriado prolongado em grande estilo? Vamos nessa...
"O dia mais disputado é a segunda, que tem uma grade de atrações muito forte, com Chiclete com Banana, Tuca Fernandes e Parangolé"
Coluna Holofote: Qual a expectativa para o Sauípe Fest 2011?
Joaquim Nery: O conceito do Sauípe Fest é um conceito de ser um pequeno festival, que faria a abertura do verão da Bahia. Esse é o objetivo dele. E a gente tem feito assim há cinco ou seis anos. São as versões continuadas aí do Sauípe Fest e estamos preparados para fazer mais um evento bacana lá em Costa do Sauípe, um ambiente super legal, descontraído. Até porque, muitos dos foliões se hospedam no Complexo e aqueles que não se hospedam no Complexo, se hospedam no Litoral Norte: Praia do Forte, Imbassaí, em Porto do Sauípe, Guarajuba, Itacimirim e vão para lá para aproveitar a festa nos três dias do evento.
CH: Quem já conhece o Sauípe Fest, pode esperar o que de diferente este ano?
Nery: Olha, esse ano a gente reforçou muito a grade de atrações, com alguns dias muito fortes e essa é a principal novidade. Estamos fazendo uma forte festa na piscina dos hotéis de Costa do Sauípe. E essa festa na piscina é basicamente para quem está hospedado. E montando uma estrutura de atendimento e serviços de primeira linha em eventos.
CH: Como estão as vendas para esta grande festa?
Nery: As vendas estão um pouco menores do que as do ano passado.
Nery: A gente acha que aquele episódio que aconteceu, em setembro, com o Sauípe Folia, prejudicou um pouco as vendas, sim. Mas, agora na reta final, reagiram bastante. Até porque, tem uma grande vantagem na data do Sauípe Fest este ano, porque é o único feriadão do ano. Então o ano foi um ano, para quem gosta de esticar o feriado, ele não foi um ano muito bondoso, porque o calendário foi meio apertado e esse foi o único grande feriadão do ano. O do feriado de 15 de novembro. Então, a expectativa que a gente está é que o Litoral Norte vai estar cheio, vai estar lotado e essa é a grande opção de diversão para quem está lá. Então, normalmente é uma festa que também, na reta final, elas crescem muito, porque é quando as pessoas podem decidir sobre aproveitar ou não o feriadão. Então, a gente está muito otimista, nessa reta final, no que vai acontecer.
CH: As autoridades sanitárias garantiram que Sauípe está livre da meningite. Você acha que mesmo com essa garantia, o público está receoso?
Nery: Não. Eu acho que hoje, não mais. Isso foi um efeito lá no “start” do evento. Quando a gente começou a venda, de fato, atrapalhou um pouco, mas hoje não tem mais sentido. O episódio aconteceu em setembro, já estamos em novembro e eu não acho que isso esteja influenciando, não. Por exemplo: o retorno que a gente tem do Complexo Sauípe, com relação à hospedagem é super positivo. Eles estão em contato direto com as operadoras e eles acham que vão estar com os hotéis lotados para o evento.
CH: Vocês estão acompanhando a previsão do tempo para saber como vai estar o tempo no feriadão?
Nery: Pois é. Essa semana acabou prejudicando a gente um pouco, mas hoje a gente estava olhando de manhã, a gente está atento para isso, até por conta da estrutura de produção que a gente está montando lá e parece que tem chuva até sábado. Isso, obviamente, vai tirar um pouco o ânimo da turma até sábado, mas a gente espera que sábado abra um sol de rachar e a gente vá aproveitar o feriadão.
"Quem conhece, a gente sabe que vai estar lá de novo. Até porque, a outra grande vantagem é que é o único feriadão do ano"
CH: Com chuva ou sem chuva vai acontecer a festa?
Nery: Vai, vai. Até porque, a gente está monitorando e a previsão, de fato, é de que o tempo vai abrir a partir de sábado. E, quem trabalha com evento, obviamente, trabalha com essas intempéries e a gente tem que estar convivendo com ela aí um pouquinho, né? Felizmente, a festa ainda é no próximo final de semana e a gente espera que o tempo abra.
CH: Se chover nos dias da festa, o Sauípe Fest tem estrutura para receber o evento?
Nery: Claro. A gente tem toda a estrutura para os shows acontecerem tranquilamente.
CH: O Saípe Fest é um evento já conhecido nacionalmente. Vai ter mais turista que baiano?
Nery: O Sauípe Fest, tradicionalmente, é uma festa dividida. Porque, como aproximadamente, metade do público está hospedado, essa turma que está hospedada, majoritariamente, é de fora. Quer dizer, claro que tem baianos também que se hospedam no Complexo. Mas os baianos, normalmente, ficam nos entornos. É quem tem alguma oportunidade em uma casa de praia, na Praia do Forte, ou que tem alguma casa em Imbassaí, Guarajuba ou Itacimirim. Então, é um evento que a tradição anterior, a experiência que a gente tem anterior é que o público, de fato, é dividido.
CH: Geralmente, quando tem Sauípe Fest, as pousadas no Litoral Norte ficam lotadas. Quem não vai para se hospedar, qual opção ou sugestão a produção do evento oferece?
Nery: A gente tem, primeiro, um sistema de transporte a partir de Salvador, né? A gente está com um bate-volta oficial do evento, a partir de Salvador, e isso está sendo vendido nas lojas da Central do Carnaval do Iguatemi e do Aeroporto ou no site. E existe a oportunidade lá em Costa do Sauípe, de você ter acesso. Inclusive, lá no próprio Complexo, na portaria do Complexo, lá em cima, a gente vai estar com um posto de venda de ingressos para as pessoas avulsas, que cheguem de última hora e que queiram participar da festa.
CH: O Sauípe Fest costuma reunir mais as estrelas do axé. Este ano, a novidade: a dupla sertaneja, Fernando & Sorocaba. Por que essa quebra no estilo musical?
Nery: Primeiro porque o sertanejo é uma realidade nacional muito forte. Na Bahia, aliás, ele penetrou menos ainda do que em outros estados. Mas no Sudeste está muito forte. E como é um evento que vem muita gente de fora, a gente quis fazer uma grade incluindo o sertanejo, até para atrair esse público que está curtindo esse som. Até porque, os novos, esses que eles chamam de sertanejo universitário, eles fazem um show muito com a cara do axé. Inclusive, tocando música de axé. É um show pra cima, é um show que é uma grande festa, como a turma do axé costuma fazer. Então, combina bem, funciona bem. Lá fora tem acontecido muito essa mistura de você ter shows incluindo uma banda de axé e uma banda sertaneja. Fernando & Sorocaba é um dos principais nomes desse sertanejo universitário. Sobretudo são os grandes compositores dos sucessos que estão aí dominando essa turma do sertanejo.
CH: Qual o dia mais disputado?
Nery: O dia mais disputado é a segunda, que tem uma grade de atrações muito forte, com Chiclete com Banana, Tuca Fernandes e Parangolé. E a gente acha que, em Sauípe, isso aí vai fazer pegar fogo, vai incendiar o Complexo. No sábado, com Tomate, também está muito bem. Até porque, Tomate é um artista que tem crescido muito, tem acumulado sucessos há anos e tem crescido muito em termos de atração de público e no domingo tem a Timbalada fazendo mix com Fernando & Sorocaba e Oito7Nove4 fechando o evento.
CH: Pra finalizar, manda um recado para os leitores da Coluna Holofote!
Nery: O Sauípe Fest é um evento que nós fizemos questão de fazer desde o início, quando houve o problema lá em setembro, em Costa do Sauípe. Nós nunca titubeamos em relação a fazer a festa. A festa vai acontecer. É claro que a chuva essa semana não estava nos nossos planos e prejudicou um pouco, mas a gente acha que vai ser uma grande opção. Primeiro porque a gente tem uma grade de atrações muito bacana, um mix bacana: algumas das principais estrelas do axé estão lá, como Chiclete com Banana, Timbalada, Tomate, Negra Cor, Oito7Nove4, Tuca Fernandes, Cheiro de Amor e com o mix, este ano, com Fernando & Sorocaba trazendo uma pitada de sertanejo para o segundo dia do evento. É um ambiente super descontraído, as pessoas que vão para lá ficam bastante à vontade, até pelo clima de segurança que o Complexo oferece. Quem conhece, a gente sabe que vai estar lá de novo. Até porque, a outra grande vantagem é que é o único feriadão do ano.
0 comentários:
Postar um comentário