Kadhafi continua na Líbia, diz porta-voz do Pentágono

Trípoli (Líbia) - Depois que forças rebeldes tomaram a capital Trípoli, na noite do último domingo, o líder líbio Muamar Kadhafi ainda está na Líbia, como afirmaram nesta segunda-feira as agências internacionais. De acordo com o porta-voz do Pentágono, David Lapan, ainda não existem informações de que o ditador tenha deixado o país.
foto materia principal
Rebeldes comemoram a tomada da capital Trípoli, na noite de domingo | Foto: EFE
As forças leais a Kadhafi controlam apenas uma parte da capital, onde os rebeldes entraram na noite de sábado, embora os enfrentamentos continuem nesta segunda. Os combates se concentraram nos arredores da residência do líder líbio, em Bab al-Aziziya

O secretário da Defesa, Leon Panetta, se mantém informado sobre a, que está de férias, participou de uma conferência por telefone com o presidente Barack Obama na noite de domingo. Desde o início da operação da Otan, os Estados Unidos se limitaram a um papel de apoio aéreo, com seus aviões e drones (aeronaves sem piloto) de vigilância, e disse que não vai enviar tropas ao país.

"Embora haja uma missão de transição sob os cuidados da ONU, da Otan ou de outro tipo, isso não inclui tropas americanas no terreno. Sobre isto, nossa posição não mudará", sentenciou.