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Como não entrar em "roubadas" na rede

sábado, 13 de agosto de 2011


Como não entrar em "roubadas" na rede

Veja algumas dicas para você se sair bem na internet
Tenha um objetivo na rede / Kletr/ShutterstockTenha um objetivo na redeKletr/Shutterstock
Foi-se o tempo em que se pedia o telefone de uma pessoa após um encontro. Atualmente, com o crescimento das redes sociais, o que realmente importa é saber se o seu "novo amigo" tem ou não "Face", "Twitter", "Linkedin", "Orkut" ou qualquer outra mídia que o mantenha conectado ao mundo.

Mas ao mesmo tempo que a rede interliga pessoas, ideias e conhecimento, ela também pode gerar sérios desconfortos.

Pensando nisso, a consultora de etiqueta e marketing pessoal Ligia Mendes escreveu o livro "Etiqueta 3.0", lançado esta semana em São Paulo. O objetivo da obra é mostrar como as pessoas podem participar de mídias sociais sem comprometer a reputação.

"Pesquisas feitas nos EUA mostram que daqui a alguns anos existe a grande possibilidade das pessoas terem de mudar de nome como única alternativa para 'apagar' as bobagens que fizeram e ficaram registradas no Google (famoso site de buscas da internet).

Será que é possível ser uma pessoa autêntica e transparente sem cometer gafes cibernéticas?

Quais são os cuidados que as pessoas devem tomar ao se cadastrar em um site de relacionamento? 
Apesar de ser chato é bom ler o contrato onde você clica em "de acordo". Lá, na verdade, estão todas as informações a respeito de sua privacidade. Uma das coisas mais importantes e que tem um capítulo todo a ela dedicado no livro é: "defina seu objetivo" antes de se aventurar numa mídia social. Perguntar a si mesmo o que quer que aconteça de diferente na sua vida com esta participação e ser coerente com as determinações vai iniciar sua vida online de forma mais adequada e com menos probabilidade de erros.

Deixar o conteúdo acessível apenas para amigos é uma boa opção de segurança? 
Dependendo de seu objetivo nessa mídia social esta pode ou não ser uma boa opção. Tudo depende desta análise que você deve fazer previamente.

Como evitar constrangimentos na rede? 
Um dos capítulos do livro fala sobre "As Grandes Gafes", onde mostramos mais de 10 situações em que a imegem do usuário pode se comprometer por uma má postagem. Devemos sempre evitar postar por impulso e avaliar se gostaríamos de ler aquilo se estivéssemos na pele do outro.

É recomendável ter o chefe entre os amigos? 
Se ele pedir para ser adicionado, aceite. Mas não tome a iniciativa de pedir, caso sua relação com ele não seja bem próxima. Essa ilusão de que podemos separar um perfil pessoal de um profissional não deve existir. Tudo se mescla nas redes e seu chefe terá acesso, mais cedo ou mais tarde, às postagens que você pensa estar visível somente a amigos.

Quando uma pessoa insiste em te adicionar, qual a melhor forma de se livrar dessa situação sem parecer mal educado? 
Ninguém é obrigado a adicionar ninguém. Devemos adicionar aqueles que são, de alguma forma, interessantes para nós. Ou por serem amigos ou por caracteristicas profissionais, por exemplo. Caso não queira adicionar alguém simplesmente recuse. Se for um conhecido e achar que isso pode lhe causar constrangimento, adicione por um tempinho e depois faça uma faxina removendo aqueles que não mais lhe são interessantes. Na vida real acontece o mesmo: conhecemos pessoas e muitas delas acabam sumindo depois de um tempo.

Que tipo de fotos se deve evitar? 
Fotos que o coloquem em uma situação muito pessoal, em situações que deponham contra sua imagem (tipo bêbado numa festa). E principalmente aquelas que envolvam outras pessoas em situações que podem constrangê-las. A rigor, qualquer foto deveria ser autorizada, mas isso torna-se impossível de ser feito e acabamos ficando na mão do bom senso das outras pessoas. Isso é bem complicado. Temos inumeros casos de suicídio, por exemplo, de pessoas que não conseguiram superar uma exposição exagerada na rede. Essa é uma das gafes tratadas no livro.

Com qual finalidade as mídias de relacionamento devem ser usadas? 
Na verdade essa é uma pergunta sem resposta! As mídias sociais são novas ferramentas de comunicação e a cada dia se descobrem novos usos para elas. Mas, as mais comuns seriam: para contatos pessoais, para networking e para posicionamento de marcas no mercado.

É permitido falar de tudo e de todos? 
Depende de seu objetivo. Quem é você nessa mídia social? Um profissional? Se for, deverá focar em comentários ligados mais à sua carreira. Se a utilizar de modo mais pessoal (não significa que seus colegas de trabalho não terão acesso ao que postar nela), poderá abranger assuntos mais leves, do seu dia a dia, sempre dentro de certos cuidados de privacidade.
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